quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Topolino




Camundongo (no Brasil) ou rato (em Portugal), é a espécie Mus musculus, um pequeno roedor da família dos murídeos, encontrado originalmente na Europa e Ásia, e atualmente distribuído por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas. Tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-acastanhada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa.
No Brasil é também chamado de calunga, calungo, catita, catito. Existem também as formas camondongo, mondongo, topolino e murganho.
Em Portugal, onde é frequente a subespécie M. musculus brevirostris,[1] é conhecido como ratinho, rato-caseiro ou rato-doméstico.
Camundongo é o animal mais utilizado como cobaia em laboratórios de Biologia como um modelo aproximado do organismo humano,[2] além de ter uma gestação curta que contribui para as mudanças genéticas.
Os camundongos são geralmente brancos, mas existem outras variações de cores. Durante o século XIX o camundongo se transformou em um instrumento de laboratório. A partir de 1900 se tornou também um importante modelo experimental para os estudos da nova ciência que estava surgindo, a Genética.
O camundongo se caracteriza por ser uma espécie cosmopolita adaptada a uma grande variedade de condições ambientais. É um animal de hábitos noturnos que se acomoda em qualquer local de tamanho apropriado às suas necessidades.
O olfato é altamente desenvolvido sendo utilizado não somente para detectar alimento e predadores mas também para determinar vários sinais de comportamento. A visão é pobre: não distingue cores, uma vez que sua retina apresenta poucos cones.
O comportamento social depende da densidade populacional sendo que esses animais podem viver bem adaptados tanto solitariamente quanto em grandes colônias com padrões de hierarquia muito bem estabelecidos.

Reprodução

O camundongo torna-se apto à reprodução aos 60 dias de idade sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos ao redor dos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos.
O ciclo estral completo dura cerca de 4-5 dias, ou seja, a cada 5 dias ocorre ovulação. Quando agrupadas, porém, as fêmeas podem permanecer em anestro continuamente ate que sejam expostas a um macho. A partir desse momento o estro retorna no prazo de até 72 horas. A presença de líquido seminal na vagina indica a ocorrência da cópula. Esse líquido é bem aparente, mas desaparece em 24 horas.
O período de gestação é de 19-21 dias exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação pode se prolongar por 6 a 16 dias.
Ao nascer, os camundongos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Carecem totalmente de pelos, exceto bigodes. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos se abrem aos 9-10 dias e os dentes aparecem nessa mesma época. A alimentação sólida se inicia logo após o desmame, entre 19 e 21 dias de idade.

Comportamento

Camundongos têm medo de ratos, porque muitas vezes eles são mortos e comidos por estes últimos. Isso se chama de muricídeo. Apesar disso, eles ainda convivem nas florestas da Nova Zelândia e da América do Norte.
Nos laboratórios, diferentemente de ratos, os camundongos brigam mais, e por isso não podem ser mantidos em grupos do mesmo sexo.

Zoonoses

Principais zoonoses transmitidas pelo camundongo são: coriomeningite linfocítica, micoplasmose, pateurelose, raiva, e a salmonelose.

Curiosidade

O Mus musculus foi imortalizado por Walt Disney em seu personagem Mickey Mouse (também conhecido como Camundongo Mickey) criado em 18 de Novembro de 1928.

2 comentários:

  1. Bom dia estou interessado em topolinos, eles podem ser enviados pelo correio, sou do interior de sao paulo?

    ResponderExcluir
  2. claro q naum
    bicho burro
    eles morrem

    ResponderExcluir