sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Calafate


   O Calafate (Padda oryzivora ou Lonchura oryzivora) é um pássaro proveniente das ilhas de BaliJava e Bawean, na Indonésia. Os nomes mais vulgares desta ave eminglês são Java Rice Finch e Rice Sparow'.
Foram introduzidos por marinheiros e viajantes em outros locais como BornéuChinaJapão, Ilhas FijiMalásia e Filipinas. Por se alimentarem de arroz e aveia, prejudicavam as produções agrícolas e eram por isso exterminados aos milhares.
   O nome do pássaro vem de calafetar, actividade realizada pelos operários da construção naval que preenchem as frestas dos barcos com estopa e betume, fechando-as bem. O Calafate constrói seu ninho de forma semelhante, que possui formato de bola, bem vedado e com uma única abertura.
Possuem diversas variações de cores e penas sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza. Com os cruzamentos selecionados encontramos uma grande variedade de cores, incluindo pássaros inteiramente brancos. Podem chegar aos 15 cm de comprimento.
  Reprodução: Não apresentam distinção muito fácil entre macho e fêmea, porém os machos geralmente apresentam o bico e o contorno dos olhos mais vermelhos. Os Calafates formam um par para a vida toda. O macho constrói o ninho usando materiais fibrosos, onde a fêmea deposita de 4 a 7 ovos. Este ninho é construído dentro dos ninhos tipo caixa, semelhantes ao usados para Periquitos Australianos. O mesmo local é utilizado pelo casal nas próximas posturas. O período de incubação é de 15 dias em média. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário